O Calendário mágico
Hoje é dia de festa ....

Comemoramos hoje o Mabon - Equinócio de Outono
Neste dia comemoramos o primeiro dia do outono, é atingida a plenitude da colheita, quando o Deus se prepara para partir e a força da natureza entra em declínio. É a época apropriada para os feitiços para banir energias negativas.
Por Ter suas bases no hemisfério norte, a antiga religião segue o calendário comemorativo das estações da natureza daquela parte do mundo, mas para nós do hemisfério sul, onde as quatro estações do ano são invertidas fazemos normalmente uma adaptação dessas datas conforme informarei abaixo.
Existem oito datas básicas no ano, que são os solstícios e os equinócios.
Yule
Solstício de Inverno
21 de junho
É a noite mais longa do ano e comemora o nascimento do Deus, sendo uma festa que corresponde ao Natal, onde são usadas as cores vermelha, verde e dourada.
Imbolc - Candlemas
Festa do Fogo ou Noite de Brigit
31 de julho ou 1o de agosto
É o restabelecimento da Deusa e o momento de purificar e fertilizar a terra para o plantio. Acendem-se velas e fogueira para invocar a força do Sol, varre-se o círculo mágico com a vassoura simbolizando o afastamento do antigo.
Ostara
Equinócio de Primavera
equivalente à Páscoa
22 de setembro
É um rito de fertilidade que celebra o nascimento da primavera. É a época da reprodução, quando as noites e os dias são iguais. A Deusa envolve a Terra com seu manto fértil e o Deus já é um homem. O altar é decorado com flores e ovos pintados, representando a fertilidade e a reprodução.
Beltane
(Rudemasd, Walpurgisnacht)
A Fogueira de Belenos, Festa da Primavera
31 de outubro
É a celebração da união da Deusa com o Deus; marca o começo da estação do plantio, sendo também um sabá da fertilidade. São feitas oferendas aos Elementais e os membros do Coven dançam em torno de um mastro de fitas coloridas (maypole), símbolo da união do masculino com o feminino.
Litha
Solstício de Verão
21 de Dezembro
O maior dia do ano
Com o Sol no seu zênite, esse é o dia mais longo do ano, quando os poderes da natureza atingem o apogeu. Colhem-se ervas mágicas para encantamentos e poções; é a época ideal para divinações, rituais de cura, corte de varinhas e bastões. Nessa noite, acredita-se que tudo aquilo que for sonhado se tornará real para a pessoa.
Lamas
Lughnasad
Festa da Colheita
2 de fevereiro
Marca a primeira colheita, a festa do pão. As plantas mostram seus frutos. A Deusa é honrada no seu aspecto de semente e o Deus como o Senhor da colheita. Confeccionam-se bonecas de milho em homenagem à Deusa Mãe da colheita.
Mabon
Equinócio de Outono
20 de março
Aqui é atingida a plenitude da colheita, quando o Deus se prepara para partir e a força da natureza entra em declínio. É a época apropriada para os feitiços banidores.
Samhain
Dia das Bruxas
31 de abril a 1o de maio
A festa dos mortos, mais conhecida como Halloween. Segundo a crença, é quando desaparecem os véus que separam o mundo dos vivos do mundo dos mortos, dos espíritos, o que facilita o acesso à sabedoria de nossos ancestrais. Também é o momento de introspecção, pois assinala o início do inverno.

Para quem não pode ou ainda não tem conhecimento de rituais como é o caso da minha Bruxinha que esta com outras amigas bruxas em São Paulo, vou dar uma dica...
"Hoje a noite, olhe para a lua, feche os olhos e faça um pedido a Deusa... Um pedido fértil... Algo que você deseje que começe na sua vida... Agradeça em seguida..."

1 Comments:
Bom dia Magoskin,
Gostei muito do seu blog e gostaria de saber ainda sobre esse tema. Como são feitos esses rituais e se existe algum simbolo para eles.
Obrigado
Claudio (claudio@ig.com.br)
Post a Comment
<< Home